Fran Camaleoa: Dicas e cuidados para cabelos coloridos


Depois de séculos, finalmente o post completo Fran camaleoa está no ar! Voltarei no tempo junto com vocês, contarei um pouquinho sobre meu histórico capilar, com todas as cores que já esteve em minhas madeixas. Então se prepare para um bom e longo post! HAHAHAH.

Comecei a colorir meus cabelos em 2012, foi um ótimo ano! Realizei muitos sonhos, inclusive colorir meus cabelos por completo, sim, ter as madeixas coloridas era um dos meus maiores sonhos. 


A primeira cor foi o vermelho. Na minha opinião foi o mais fácil de cuidar, não precisa descolorir até deixar as madeixas brancas, um toque de descolorante e pronto, já dá para ficar Ariel. Bom, pelo menos no meu cabelo foi assim, eu sempre digo e continuo dizendo, cada pessoa tem um tipo de cabelo, e cada cabelo tem uma reação diferente. Enfim, descolori e usei a coloração Koleston 7744, vermelho super intenso. Na época, eu usei tinta ao invés de usar tonalizante, por isso a cor demorava mais para sair.

  Fiquei três anos com as madeixas vermelha, até que decidi virar camaleão e mudar a cor de meus cabelos. Foi muito difícil, demorei muuuito tempo para conseguir retirar toda aquela tonalidade vermelha. Por isso devo alerta-los de que o vermelho assim como preto, é uma praguinha para sair...  

 Passei por muitos cabeleireiros e todos diziam que eu nunca conseguiria tirar o vermelho dos cabelos, o máximo que conseguiria era chegar ao ruivo, mas não ao platinado. Bom, o que me diziam era que o descolorante seria a única solução! A partir daí comecei a descolorir os cabelos todo mês, para tentar retirar toda cor avermelhada. Outra dica é, não façam isso!!! Existe um produto chamado Effaçol, é um pó removedor de coloração, ele promove a decapagem dos cabelos. Infelizmente descobri esse produto depois que havia feito descoloração em cima de descoloração umas 3378290 vezes, mesmo com todas essas descolorações o tom avermelhado ainda estava ali, foi esse o momento que conheci o milagroso effaçol. 
Produtos indicados para as Arielzinhas:
Tintura: Koleston nº 7744 (vermelho super intenso)
  Tonalizante: C.Kamura (Cereja quente, vermelho super intenso) 
Tonalizante: Keraton Hard color\Cult Red
 Para o tom durar mais, super indico a máscara condicionante Iluminired da Oceanhair.
Para remover a cor Effaçol

Ultimamente só uso tonalizante, pois na minha opinião o tonalizante é a melhor opção que nós coloridas temos. É mais difícil e trabalhoso para manter a cor, mas facilita muuuuutio na hora de remover toda a coloração. Principalmente o vermelho, se eu pudesse voltar no tempo para mudar algo que fiz em minhas madeixas, com certeza eu optaria pelo tonalizantes e não as tintas.

 Qual a diferença entre tintura permanente e Tonalizante?
A tintura permanente age em toda a estrutura do cabelo, muda o tom de maneira permanente. Contém amônia, com isso a tintura agride muito mais que o tonalizante. Para fixar nos fios, ela modifica a estrutura do cabelo, abre as cutículas e elimina os pigmentos naturais dos fios e substitui por outro, tudo porque a tintura age diretamente na parte interna dos fios. Por ter amônia, a cor dura mais tempo. 

O tonalizante é uma coloração semipermanente que deposita pigmentos de cor na cutícula dos fios. Não possui amônia, por isso os pigmentos não são capazes de penetrar na parte interna dos fios, o que diminui seu tempo de duração.

Agora que você já sabe a diferença, pode decidir qual é a melhor opção. Eu supeeeeer indico o tonalizante, assim fica mais fácil de retirar toda a tonalidade se você precisar, é menos agressivo, companheiro, amigo para todas as horas... O tonalizante é o diferentão!


Para quem está no vermelho e quer ser camaleão, a dica é começar pelo rosa choque. Assim você não terá tanta dificuldade pra mudar de cor, agredindo bem menos os fios.
 Já para o rosa pastel, terá que deixar os cabelos o mais claro que puder, quanto mais claro for o cabelo, mais claro será o tom. Antes de tudo, por favor, certifique-se de que seus fios aguentarão o processo.

Após a descoloração, sempre fica reflexos alaranjados ou amarelados. Para que o rosa fique uniforme será necessário neutralizar reflexos indesejados, com desamareladores azulados no caso de reflexos alaranjados, ou violetas no caso de reflexos amarelado. Esse processo é muito importante, pois rosa sobre laranja tende a puxar para o vermelho e rosa sobre amarelo tende a puxar para o alaranjado. Mesmo assim é quase impossível conseguir o tom sonhado logo na primeira coloração, isso vale para todas as cores! 
Produtos indicados para as Princesas Jujuba: 
Tonalizante C.KAMURA. Fashion star COLOURS ou Keraton Insane pink.
A coloração da Keraton dura um pouco menos que a do C. KAMURA,  ultimamente estou adorando a marca Keraton, meus cabelo ficou muito mais macio com as colorações da keraton.  Mas os dois tem resultados ótimos, na minha opinião é claro!


Minha fase mais rápida foi a roxa, a mais marcante também! Foi aí que tive coragem de cortar as madeixas e assumir de vez que eu era mesmo um camaleão, depois do roxo ninguém me segurou. 
Produtos indicados para as Princesas Caroço 
Usei o tonalizante C.KAMURA (Fashion star colours Sweet grape). 

Lilás foi o primeiro tom pastel que consegui, curti muito essa fase. Mas infelizmente ainda tinha um pouquinho de vermelho por ali, o que deixava minhas madeixas manchadas, dá para ver as manchas na foto acima. 

 Foi na época que conheci um cabeleireiro de Cacoal chamado Eduardo Vanon. Esse neném salvou minhas madeixas, ele me apresentou o tal produto chamado Effaçol. Removeu TODO o vermelho que havia em meus cabelos. Fez um trabalho incrível, nem precisei cortar as pontinhas dos meus cabelos! O Eduardo Vanon é o rei das loiras em Cacovegas! Vocês podem acompanhar o trabalho dele aqui. Depois desse lilás que nós fizemos o platinado.
É muito difícil encontrar uma tinta que tenha cor pastel, geralmente eu faço uma misturinha caseira de tinta com máscara capilar. Mas para chegar ao tom desejado você deve colocar a tinta aos poucos, só parar quando chega ao tom desejado. Para o tom pastel seu cabelo deve estar muuuuuuuito desolorido, tipo quase branco!

Usei o tonalizante (Fashion star colours intense violet) do C.KAMURA!

Com certeza o platinado foi o mais trabalhoso de todos. É difícil manter a cor, deixa-lo sem nenhuma mancha é mais difícil ainda... Para isso há vários produtos que ajudam chegar ao tom perfeito, shampoos como: Platina da Ecologie ou Desamarelador Nativa Spa. Mas fique despreocupada, quando o assunto é cabelo platinado, há várias opções, sem contar que a facilidade de encontrar tinturas e produtos é muito maior.

Para chegar ao tom platinado eu usei o tonalizante da Keraton Polar ice, também usei uma máscara cinza chamada OIKOS APOLO PLATIUM. Conheço dois tipos de máscara, tem a que se ficar por muito tempo os cabelos acabam ficando roxo, também a cinza que por muito tempo os fios acabam ficando cinza. Mas se você retirar o produtos no tempo que diz na embalagem os cabelos ficam platinados. Separei duas fotos para você ver a diferença. 
Produtos indicados para as Vampiras:
Para cinza ou platinado: Mascara: OIKOS APOLO PLATIUM. 

E por último mas não menos importante, minha mais nova fase; Azul a cor mais quente ahahahaha. Depois do vermelho, azul foi a cor que mais ficou em minhas madeixas, eu ainda não enjoei e nem tenho previsão de quando vou querer remover toda essa tonalidade azul. Estou curtindo muito essa fase, é uma das cores mais lindas que já esteve em meus cabelos, isso na minha opinião é claro! Enfim, não tenho muito o que dizer, pois os cuidados são os mesmos, muita hidratação, vitamina e amor com os fios. 

 Geralmente eu passo uma cor forte e deixo meu cabelo desbotar pra ficar tom pastel. No meu caso a coloração não sai por completo nunca, mas já ouvi pessoas dizendo que em poucas lavagens ficaram com o cabelo totalmente sem tinta. Cada pessoa tem uma reação diferente, são cabelos diferentes, cuidados e rotina diferentes, por isso não dá para dizer quanto tempo o tonalizante ficará nos fios. 
Produtos indicados para as rainhas geladas:


Dicas:
Tente evitar tratamentos que usam calor excessivo nos cabelos. Pode parecer que essas técnicas deixam os cabelos maravilhosos, mas na verdade serve somente de "mascara" para os fios. Por fora a aparência é de saudável, mas não se engane, mascaras sempre caem, quem usa qualquer tipo de objeto de calor por muito tempo sabe do que estou falando. Realizá-las constantemente causa pontas duplas e fios quebradiços. Principalmente em cabelos com química. A dica usar esse tipo de "mascara" em ocasiões especiais, evitando possíveis danos.


Ter um cronograma capilar também é importante, assim você garante a restauração dos fios, até mesmo fios quimicamente danificado.

Créditos da imagem: Se liga bonita

Mais dicas:  
  Use shampoos menos agressivos, shampoo sem sulfato é uma boa. Evite shampoo anti-resíduos e limpeza profunda. Shampoos e condicionadores protetores de cor são mara!   
 Máscaras de tratamento e condicionadores com pH baixo.  
 Evite lavar o cabelo em água muito quente. Lave os fios com água fria ou morna, água quente demais contribui para perder a vivacidade da cor. 
 Protetor térmico ao usar qualquer objeto de calor é indispensável!  
 Não misture o descolorante e a tintura, isto pode causar perigosas reações químicas.  
 Sempre faça um pequeno teste antes de pintar ou descolorir.
Não misture o descolorante e a tintura, isto pode causar perigosas reações químicas. 
 Sempre faça um pequeno teste antes de pintar ou descolorir.

Ufa! Quanta cor, quanta informação né? Espero que esse post tenha sido útil para você, qualquer dúvida deixe nos comentários que responderei.

7 comentários

  1. Miga sua loucaaaaaaa !!! Tava muito ansiosa pra esse post e ameiiii muitooooooooo <3 Você fica linda de qualquer cor e amo muito seu jeito !!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. MEU DEUS COMO EU QUERO MEU CABELINHO AZUL, azul é minha cor favorita, mas vejo ele naturalzinho e fico com uma dó <3 mas cabelo cresce né?! To esperando só o dinheiro cair na conta que eu vou voltar a ser colorida <3

    http://guitarrebel.blogspot.com.br/2016/02/maquiagem-da-ramona-flowers-scott.html

    ResponderExcluir
  3. Mds é muito bom relembrar todas as cores de cabelo que você já usou *--*
    Miga sua loca adorei suas dicas eu estava precisando de um post desses ! Vou ver se consigo o lilás pastel que nem o que você usou *--*

    Beijos
    ♥ Fashion & Glamour Oficial || Visite-nos

    ♥ PLP || Visite-nos

    ResponderExcluir
  4. O mais difícil pra mim é deixar sem manchas... Mas sabe, nem ligo pra elas mais kkk adoreeei seu post! Adoro er como as meninas coloridas fazem, pois sou colorida há mais de 10 anos já :) atualmente uso a tinta Candy Color, gosto tanto que agora revendo ela na minha lona a www.alpaka.com.vc :)

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela sua coragem ����. Sempre tive muita vontade de deixar meu cabelo colorido ou pelo menos as pontas, mas a coragem sempre faltou kk.
    http://fxvi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela sua coragem ����. Sempre tive muita vontade de deixar meu cabelo colorido ou pelo menos as pontas, mas a coragem sempre faltou kk.
    http://fxvi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Vermelho e roxo são as minhas cores queridinhas...sempre acabo voltando pra alguma delas quando enjoo de outras cores <3
    Mas em você as minhas cores favoritas foram o lilás e o azul, combinam muito!!! :3

    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...